O corte a laser é o processo de separação com o qual os materiais metálicos e não metálicos de diversas espessuras são cortados. A base para isso é um raio laser que é guiado, moldado e concentrado. Quando ele encosta na peça, o material se aquece de tal forma que ele derrete ou vira vapor. Toda a potência laser se concentra em um ponto com geralmente menos de meio milímetro de diâmetro. Se nesse ponto for colocado mais calor do que a condução de calor pode dissipar, o raio laser perfura o material totalmente – o processo de corte foi iniciado. Enquanto em outros processos, as ferramentas gigantescas com forças enormes atuam na chapa, o raio laser faz seu trabalho sem qualquer tipo de contato. Com isso, a ferramenta não sofre desgaste e não há deformações ou danos na peça.
As vantagens do corte a laser
Diversidade de materiais
Todos os materiais comuns no processamento industrial - do aço, alumínio, aço inoxidável e chapas não ferrosas até materiais não metálicos como plásticos, vidro, madeira ou cerâmica - podem ser cortados com o laser com segurança e alta qualidade. Com a ferramenta é possível cortar diversas espessuras de chapa de 0,5 até 30 milímetros. Este espectro de materiais extremamente extenso torna o laser a opção número 1 entre as ferramentas de corte para muitas aplicações na área de metais e não metais.
Liberdade de contorno
O raio laser focalizado aquece o material localmente e o restante da peça é minimamente ou não influenciado termicamente. Com isso, a fenda de corte não é mais larga do que o próprio raio e até contornos filigranos e complexos podem ser cortados de forma lisa e sem rebarbas. Um retrabalho demorado não é mais necessário em muitos casos. Com sua flexibilidade, o processo de corte é usado com frequência, especialmente em tamanhos pequenos de lote, em uma ampla gama de variáveis e na construção de protótipos.
Cantos de corte de alta qualidade com pulsos ultracurtos
Os lasers de pulso ultracurto evaporam quase todos os materiais de forma tão rápida que não é possível reconhecer uma influência de calor. Assim são criados cantos de corte de alta qualidade sem rastros de fusão. Por isso, os lasers são perfeitos para a fabricação de produtos filigranos e metálicos, como os stents usados na tecnologia médica. Na indústria de displays, os lasers de pulso ultracurto cortam vidros reforçados quimicamente.